Os seres humanos não podem sobreviver sem aprender (Perrenoud).
Por isso a aprendizagem tem de ser um processo permanente, ao longo da vida. Complexo, frágil, imprevisto.
E no entanto, há algumas verdades que importa ter presente para que a aprendizagem (as aprendizagens) possa existir.
Aprender é desejar.
Sem desejo, sem vontade, dificilmente pode haver aprendizagem. E este é uma drama que muitas vezes ocorre nas nossas aulas, o de ensinar a quem não quer aprender.
Dai que uma das primeiras e fundamentais tarefas do educador é desafiar o outro, é acender o desejo de saber, é estimular, motivar.
Mostrando o sentido, desenhando situações de implicação, explicitando a empregabilidade pessoal e social dos conteúdos que se querem “transmitir”.
Aprender é perseverar.
Sem esforço, repetição, continuidade, a aprendizagem é problemática.
Dai a necessidade de uma postura perseverante que obriga a uma disciplina interior.
Aprender é construir.
O saber não pode ser transmitido, o saber não pode ser vertido na cabeça do educando.
Para haver aprendizagem tem de haver uma implicação pessoal, tem de haver uma construção, uma reconstrução, mesmo quando o método passa pela lição magistral.
E para construir, muitas vezes é preciso desconstruir. As falsas certezas, as visões deformadas, os preconceitos.
Aprender é interagir.
Com os saberes, com os outros aprendentes, com os mediadores, com desafios, com situações-problema.
Aprender é sempre interagir.
Aprender é enfrentar riscos.
O risco do erro, do fracasso, do abandono.
Aprender é enfrentar situações de desequilíbrio, de perda, de naufrágio.
E procurar sempre recomeçar.
Aprender é mudar.
De hábitos, de rotinas, de saberes, de visões, de lentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.