Fiz algumas perguntas (já prontas pela professora) para um trabalho de faculdade, onde minha Pedagoga preferida respondeu sobre o seu cargo de Coordenadora Pedagógica.
A minha admiração pela sua capacidade não tem tamanho.
Eis suas respostas...
1.
Quais são as atribuições do Coordenador Pedagógico na Educação Básica?
No trabalho e na função que exerço como Coordenadora Pedagógica
na Educação Básica, necessito desenvolver continuamente uma leitura proximal de
realidade e a leitura que os profissionais envolvidos tem sobre essa realidade
que compõe o SABER-FAZER.
Neste caso, o Coordenador Pedagógico é o agente responsável pela
formação continuada de professores, sensibilizando o saber-fazer de maneira a
não unilateralizar as tomadas de decisão, como se tivesse todas as respostas
para os encaminhamentos pedagógicos e resoluções de conflitos que inquietam a
equipe docente.
Quando o saber-fazer
parte de uma concepção sensível da realidade, onde o mais importante é
possibilitar um trabalho de intervenção pedagógica pela necessidade do grupo,
pela identificação das manifestações que impactam mais e de forma significativa
entre estudantes e professores, causa prazer no clima organizacional da escola.
A função da educação é preparar pessoas com
habilidades e competências para intervirem no meio em que estão inseridos e
provocarem melhorias e mudanças em si e para si próprios e para os outros.
Com este ponto de vista, o papel do Coordenador
Pedagógico é muito dinâmico. Ele lida diretamente com o que é da natureza
própria da escola: a preocupação e a função de ensinar e favorecer a
aprendizagem, integrando todos os elementos envolvidos no processo
ensino-aprendizagem.
Ele deve ter um conhecimento profundo da
realidade da escola e do mundo que o cerca e não perder de vista o que é
essencial: gerar transformações no cerne
dos seres humanos. E isso se faz em conjunto, não é trajetória solitária. É
trabalho feito a muitas mãos. “Co-ordenar” exige parceria e estímulo incessante
na formação continuada.
2. Dentre as atribuições do Coordenador Pedagógico, você destacaria alguma? Qual? Justifique
Promover a reflexão, a significação da
trajetória histórica em que vivemos, numa
contextualização social da qual a escola está inserida é uma das atribuições
mais importante a meu ver. O papel da escola é social.
Várias metáforas são construídas sobre o papel e a função do
Coordenador Pedagógico na escola, dentre ela a de “bombeiro” (o
responsável por apagar o fogo dos conflitos), a de “Bombril” (mil e uma
utilidades), a de “salvador da escola” (o profissional que tem de
responder pelo desempenho de professores na prática cotidiana e do
aproveitamento dos alunos). Além destas metáforas, outras aparecem definindo-o
como profissional que assume uma função de gerenciamento na escola, que atende
pais, alunos, professores e também se responsabiliza pela maioria das
“emergências” que lá ocorrem, isto é, como um personagem “resolve tudo” e que
deve responder unidirecionalmente pela vida da escola.
3. Como o trabalho do Coordenador Pedagógico está organizado e qual sua relevância para a dinâmica da instituição escolar?
Segundo
Piletti, O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DEVERIA ESTAR ORGANIZADO assim:
a) assessoria permanente e continuada ao trabalho docente;
b) acompanhar o professor em suas atividades de planejamento,
docência
e avaliação;
c) fornecer subsídios que permitam aos professores
atualizarem-se e aperfeiçoarem-se constantemente em relação ao exercício
profissional;
d) promover reuniões, discussões e debates com a comunidade
escolar no sentido de melhorar sempre mais o processo educativo;
e) estimular os professores a desenvolverem com entusiasmo suas
atividades, procurando auxiliá-los na prevenção e na solução dos problemas que
aparecem.
Entretanto, acredito que por desconhecimento das mesmas, muitos
olhares são lançados sobre a identidade e função do coordenador pedagógico na
escola, cobrando a determinação do sucesso da vida escolar e encaminhamentos de
problemáticas que se sucedem no cotidiano.
A relevância para a dinâmica da instituição
escolar é, no meu ponto de vista, resgatar a
intencionalidade da ação ressignificando o trabalho, ser um instrumento de
transformação da realidade - resgatar a potência da coletividade; gerar
esperança, possibilitar um referencial de conjunto para a caminhada pedagógica
– agregar pessoas em torno de uma causa comum; gerar solidariedade, parceria;
ajudar a construir a unidade superando o
caráter fragmentário das práticas em educação, a mera justaposição e
possibilitando a continuidade da linha de trabalho na instituição; propiciar a
racionalização dos esforços e recursos (eficiência e eficácia), utilizados para
atingir fins essenciais do processo educacional; ser um canal de participação
efetiva, superando as práticas autoritárias e/ou individualistas e ajudando a
superar as imposições ou disputas de vontades individuais, na medida em que há
um referencial construído e assumido coletivamente; aumentar o grau de
realização e, portanto, de satisfação de trabalho.
4. Quais são os desafios da Coordenação Pedagógica?
Sendo o papel da escola social, esse é o grande desafio na
função do Coordenador Pedagógico, pois, ele deve estar a todo o momento
refletindo sobre o SABER-FAZER com a equipe de professores que está
comprometido com a construção de uma nova sociedade. A escola é uma
mini-sociedade que está constantemente em mudança. Nesse processo,
ressignificar as ações pedagógicas para REFLETIR sobre a realidade e não
REPRODUZIR conceitos.
A escola como instituição social, deve
repensar, refletir, comparar, compreender e ressignificar incansavelmente o
papel do professor e do aluno em um processo que articula as atividades de
ensino às atividades de aprendizagem. Esse movimento de reorganização nos
remete e nos possibilita abrirmo-nos ao futuro com grande esperança
e mentalidade de constante mudança com visões menos mecanicistas e mais
holísticas.
Formidável mesmo...Gostei! Vou compartilhar com IFAM-Campus Manaus Zona Leste.
ResponderExcluirEXCELENTE POSTAGEM,SIMPLES ASSIM
ResponderExcluirExcelente postagem,simples assim
ResponderExcluirAtualmente o coordenador pedagógico virou professor substituto.
ResponderExcluirMuito bom! Concordo!
ResponderExcluirMuito bem. Amei
ResponderExcluirÓtimas respostas parabéns , muito agradescida
ResponderExcluirMuito bom!
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