É o que pensa Roger Schank, especialista em ciência cognitiva que coleciona polêmicas pregando contra a rigidez das escolas.
Do ensino básico à pós-graduação, o ex-professor das universidades Stanford e Yale considera as aulas chatas demais."
1) EXAME - Como serão as escolas do futuro?
Roger Schank - Espero que elas não existam, pelo menos na forma atual. As escolas foram inventadas pelas religiões e até hoje são iguais: uma pessoa fala e as outras ficam caladas, tentando memorizar.
Não fazem ninguém pensar originalmente. A maior parte do que ensinam é desnecessária. Álgebra? Ninguém usa. Mas cada criança tem de fazer equação de segundo grau para passar na prova e, em seguida, esquecer.
2) EXAME - Como deveria ser a aprendizagem?
Roger Schank - A gente só aprende quando pergunta. Uma criança de 2 anos questiona o tempo todo. Aprende a falar para pedir comida, não porque tem aulas de gramática. Começa a andar sem ter aulas de física. Cai, pede ajuda, mas persiste.
E, quando assimila, passa a andar inconscientemente. Isso é aprender. Mecanismos inconscientes são aprimorados quando você erra e tem de descobrir um jeito de consertar. A partir daí, passa a fazer corretamente de forma natural.
3) EXAME - Como é sua abordagem de “aprender fazendo”?
Roger Schank -Os alunos trabalham em espaços como bibliotecas e demandam orientações sobre seus projetos a mentores disponíveis online. Parece fácil, mas não é. Fazer com que os estudantes trabalhem duro e pensem em algo que nunca viram antes é sempre uma tarefa dificílima. Nos cursos de pós-graduação que preparo, não há leituras, aulas nem provas. Tudo o que fazemos é produzir.
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