Dia 4 de dezembro é comemorado nacionalmente o Dia do Orientador Educacional.
A tarefa do Orientador Educacional é articular as condições necessárias para que o educando consiga alcançar a autonomia e encontrar melhores estratégias para sair das dificuldades inevitáveis da existência, se transformar numa pessoa segura, satisfeita consigo mesma e capaz de atingir a maturidade psico-emocional.
Para tanto, realiza junto ao aluno, à família, professores e funcionários, consultoria, entrevistas, companhamento
individual, aconselhamento psicopedagógico, encaminhamentos especializados, sessão de grupos, visitas domiciliares e estudantis.
A orientação educacional tem por objetivo promover atividades que favoreçam a integração individual e social do educando, tais como: promover ações que conduzam à integração harmônica da comunidade escolar; propor ações voltadas ao engajamento da escola na vida da comunidade e vice-versa e contribuir para organização de turmas e grupos para atividades.
A orientação educacional, profissão regulamentada pela Lei nº 5.564/68, exercida por profissionais habilitados que atuam nas Unidades Escolares junto à direção da escola, tem por objetivo auxiliar na promoção de meios para a melhoria da qualidade da educação. Sua prática vem sofrendo inúmeras mudanças no decorrer dos anos, tornando-se mais aberta e dinâmica.
De acordo com a Orientadora Educacional da SEMED, Silvana de Oliveira Augusto, os Orientadores Educacionais precisam trabalhar com os alunos numa visão mais sociológica, na construção de suas subjetividades, estimulando os alunos a desenvolverem suas potencialidades. “Na medida em que eles se tornam mais críticos, além de caminharem junto com todos os profissionais da escola na construção e vivência do PPP (Programa Político Pedagógico), serão mediadores juntos a os outros atores deste espetáculo”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.