TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

18/01/2015

BAMBALALÃO EXCELENTE PROGRAMA INFANTIL



O Bambalalão foi um enorme sucesso da Tv Cultura que embalou a infância de muita gente. 
Estreou em 1977 com módulos gravados e passou a ser transmitido ao vivo do Auditório Cultura em 1982. 
O programa era voltado para crianças de 5 a 10 anos, tendo como proposta básica transmitir educação informal pela televisão.

A turma do bamba era formada por Gigi Anhelli; a apresentadora Silvana Teixeira, que começou como atriz de Telecontos na emissora; o Palhaço Tic Tac, interpretado por Marilan Sales cuja característica principal era seu comportamento infatilizado e estabanado, como um moleque desbocado e respondão que com um leve sotaque nordestino distribuía apelidos e brincava com todo mundo. 
Ainda tinha um intelectual cientista louco interpretado por Chiquinho Brandão chamado Professor Parapopó, aquele que usava sempre um paletó com estampa em xadrez e uma máscara de nariz-bigode-óculos que muitas crianças compravam em feiras-livres. 
O programa ainda contava com os divertidíssimos bonecos Maria Balinha, João Balão, Bambaleão, Macaco chiquinho, Macaca Chiquinha, Sapo Agapito e Boninho, criados por Memélia de Carvalho e Fernando Gomes. 
A proposta do Bambalalão era que os bonecos falassem da realidade da criança.


O programa era dividido em quadros e estimulava constantemente as crianças através de atividades de lazer e arte, inseridas em jogos, brincadeiras, mímica, teatro e canções infantis compostas por Paulo Afons, Moacir Júnior e apresentadas por Xyss. 
Entre os quadros presentes no programa, estavam: "Sessão Matinê", "Os Bambas da Turma", "O Correio" e "Quem Quiser Que Conte Outra", onde Gigi contava histórias, criadas por Rosana Rios e Januária Cristina, e no final de cada uma delas Gigi sempre falava a frase: "Essa história entrou por uma porta e saiu pela outra e quem quiser que conte outra!"
Gigi, que comandou o primeiro programa e ficou até sua última exibição comenta com saudade: “Quando me perguntam por que o Bambalalão acabou, nunca sei responder...”.
O programa foi ao ar pela última vez em fevereiro de 1990.

2 comentários:

  1. Tb adorava o programa, inclusive estou louco para lembrar a dobradura Scatapla, alguem lembra como fazer ?
    Não é dificil, mas não me recordo.
    Quero mostrar aos meus sobrinhos...
    Era uma dobradura que tinha a forma de 1 triangulo e ao movimenta-la para baixo ela abria e fazia um estouro.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6/3/12

    esse programa deveria reprizar na cultura, porque foi um ótimo programa na época e as crianças de hoje em dia estão precisando desse tipo de programa que educa brincando em forma historias que encantam as crianças.

    ResponderExcluir

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO